A Escola Beit Yaacov nasceu da genuína necessidade que a comunidade judaica sentia de matricular seus filhos em um local com perspectiva internacional de educação e ênfase nas tradições e cultura judaicas. Em 2001, iniciou as atividades com um projeto audacioso: ser a primeira escola judaica bilíngue do Brasil. Desde então, vem crescendo continuamente e se orgulha de ser hoje uma instituição trilíngue (hebraico, inglês e português).
A infraestrutura é composta por excelente espaço físico, dividido em três prédios: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de bloco que, desde 2012, é utilizado para as atividades extracurriculares durante o dia e pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite.
A escola ainda conta com um teatro equipado com capacidade para 700 pessoas, laboratórios de Ciências Naturais, salas de Informática, playgrounds, lanchonetes, ateliês de arte, salas de música, brinquedotecas, entre outros.
A decisão da Escola Beit Yaacov em oferecer também o ensino para jovens e adultos, que não tiveram acesso à escola, é mais um compromisso social e uma das formas de atuação da Beit Yaacov junto a setores mais carentes da sociedade.
A Educação de Jovens e Adultos da nossa escola oferece um ensino de qualidade, que ultrapassa a mera certificação de estudo e que leva em conta as necessidades atuais dos jovens e adultos que a frequentam. No processo de ensino/aprendizagem, o conhecimento escolar é compreendido como propiciador do desenvolvimento intelectual, permitindo a ampliação dos horizontes dos alunos e abrindo vias de acesso ao mundo letrado, cada vez mais exigente quanto ao uso e à familiaridade com a leitura e a escrita nos mais diversos suportes.
Considera-se que os alunos adultos, embora a maioria não tenha frequentado escola de modo regular e contínuo, desenvolveram, na vida cotidiana, um conhecimento que deve servir como ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos escolares. À escola cabe, além de oferecer informações específicas, estimular a capacidade de reinterpretar esse conhecimento e de exercitar habilidades novas e diferenciadas.
Os cursos são organizados de modo a atender os alunos com uma variedade de conhecimento para aqueles que já realizaram uma parte da trajetória escolar básica.
Esses cursos são semestrais, com início em fevereiro e em agosto de cada ano. Essa organização garante alguma flexibilidade no atendimento aos alunos, pois aqueles que, porventura deixarem a escola ao longo do semestre (na maior parte das vezes por motivo de trabalho, mudança de moradia ou obrigações familiares), poderão retomar os estudos poucos meses depois, desde que refaçam o processo de admissão/ matrícula.
Os cursos oferecidos estão de acordo com as leis nacionais que regem a Educação de Jovens e Adultos e necessitam da presença e da participação ativa dos estudantes em sala de aula.
Cada semestre letivo é denominado ciclo, que corresponde a um ano do Ensino Fundamental 2 ou do Ensino Médio. Cada ciclo é composto por uma carga horária de 400 horas de trabalho, perfazendo no Ensino Fundamental 2 um total de 1.600 horas e no Ensino Médio, 1.200 horas.
A nossa organização curricular está estruturada nas quatro áreas do conhecimento previstas na legislação em vigor: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.
Essas áreas do conhecimento estão representadas pelas disciplinas correspondentes no quadro curricular com o respectivo número de aulas semanais de cada ciclo. Desenvolvemos um projeto colaborativo por semestre, com organização de sequência didática focada no protagonismo dos alunos.
A avaliação de desempenho do aluno é feita ao longo do semestre, de modo contínuo e processual, buscando verificar as habilidades que adquiriu e/ou aperfeiçoou durante esse período. A apuração do rendimento escolar leva em conta a frequência mínima às aulas e os resultados nas avaliações.
Durante o processo, são realizadas avaliações que indicarão o estágio em que se encontra o aluno frente àquilo que foi ensinado, permitindo, assim, correções de percurso, quando necessário. Ao final do semestre letivo (ciclo), serão realizadas as provas que indicarão se o aluno está apto a receber o certificado daquele ciclo e se terá a promoção autorizada para o ciclo seguinte ou a própria conclusão dos estudos, quando for o caso.
Ao término de cada ciclo, será considerado promovido o aluno que obtiver: