QUEM SOMOS

A Escola Beit Yaacov nasceu da genuína necessidade que a comunidade judaica sentia de matricular seus filhos em um local com perspectiva internacional de educação e ênfase nas tradições e cultura judaicas. Em 2001, iniciou as atividades com um projeto audacioso: ser a primeira escola judaica bilíngue do Brasil. Desde então, vem crescendo continuamente e se orgulha de ser hoje uma instituição trilíngue (hebraico, inglês e português).

A infraestrutura é composta por excelente espaço físico, dividido em três prédios: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, além de bloco que, desde 2012, é utilizado para as atividades extracurriculares durante o dia e pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite.

A escola ainda conta com um teatro equipado com capacidade para 700 pessoas, laboratórios de Ciências Naturais, salas de Informática, playgrounds, lanchonetes, ateliês de arte, salas de música, brinquedotecas, entre outros.

PROJETO PEDAGÓGICO

A decisão da Escola Beit Yaacov em oferecer também o ensino para jovens e adultos, que não tiveram acesso à escola, é mais um compromisso social e uma das formas de atuação da Beit Yaacov junto a setores mais carentes da sociedade.

A Educação de Jovens e Adultos da nossa escola oferece um ensino de qualidade, que ultrapassa a mera certificação de estudo e que leva em conta as necessidades atuais dos jovens e adultos que a frequentam. No processo de ensino/aprendizagem, o conhecimento escolar é compreendido como propiciador do desenvolvimento intelectual, permitindo a ampliação dos horizontes dos alunos e abrindo vias de acesso ao mundo letrado, cada vez mais exigente quanto ao uso e à familiaridade com a leitura e a escrita nos mais diversos suportes.

Considera-se que os alunos adultos, embora a maioria não tenha frequentado escola de modo regular e contínuo, desenvolveram, na vida cotidiana, um conhecimento que deve servir como ponto de partida para a aprendizagem dos conteúdos escolares. À escola cabe, além de oferecer informações específicas, estimular a capacidade de reinterpretar esse conhecimento e de exercitar habilidades novas e diferenciadas.

Os cursos são organizados de modo a atender os alunos com uma variedade de conhecimento para aqueles que já realizaram uma parte da trajetória escolar básica.

Esses cursos são semestrais, com início em fevereiro e em agosto de cada ano. Essa organização garante alguma flexibilidade no atendimento aos alunos, pois aqueles que, porventura deixarem a escola ao longo do semestre (na maior parte das vezes por motivo de trabalho, mudança de moradia ou obrigações familiares), poderão retomar os estudos poucos meses depois, desde que refaçam o processo de admissão/ matrícula.

O CURRÍCULO

Os cursos oferecidos estão de acordo com as leis nacionais que regem a Educação de Jovens e Adultos e necessitam da presença e da participação ativa dos estudantes em sala de aula.

Cada semestre letivo é denominado ciclo, que corresponde a um ano do Ensino Fundamental 2 ou do Ensino Médio. Cada ciclo é composto por uma carga horária de 400 horas de trabalho, perfazendo no Ensino Fundamental 2 um total de 1.600 horas e no Ensino Médio, 1.200 horas.

A nossa organização curricular está estruturada nas quatro áreas do conhecimento previstas na legislação em vigor: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias.

Essas áreas do conhecimento estão representadas pelas disciplinas correspondentes no quadro curricular com o respectivo número de aulas semanais de cada ciclo. Desenvolvemos um projeto colaborativo por semestre, com organização de sequência didática focada no protagonismo dos alunos.

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A avaliação de desempenho do aluno é feita ao longo do semestre, de modo contínuo e processual, buscando verificar as habilidades que adquiriu e/ou aperfeiçoou durante esse período. A apuração do rendimento escolar leva em conta a frequência mínima às aulas e os resultados nas avaliações.

Durante o processo, são realizadas avaliações que indicarão o estágio em que se encontra o aluno frente àquilo que foi ensinado, permitindo, assim, correções de percurso, quando necessário. Ao final do semestre letivo (ciclo), serão realizadas as provas que indicarão se o aluno está apto a receber o certificado daquele ciclo e se terá a promoção autorizada para o ciclo seguinte ou a própria conclusão dos estudos, quando for o caso.

Ao término de cada ciclo, será considerado promovido o aluno que obtiver:

Empresa Certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da Educação